Provavelmente você já deve ter ouvido falar de site WordPress. Mas com certeza você já acessou um site WordPress e talvez nem saiba disso. Até 2015 uma pesquisa indicava que 79% dos sites na internet eram produzidos com WordPress.

O que atraia as pessoas de imediato é o fato do WordPress ser um software livre e gratuito. Isso quer dizer que você não terá custos para baixar essa ferramenta e criar um site WordPress (embora existam outros custos como discutiremos adiante). Mas as vantagens de ter um site WordPress vão muito além de economia, pois essa ferramenta lhe permite criar sites e blogs sem MUITO conhecimento técnico, de forma rápida e segura. Além disso, como existem milhões de usuários, existe muita informação gratuita disponível na internet e muitos plugins produzidos pela comunidade que trazem inúmeras funcionalidades extras.

Mas calma, não pense que ter um site bacana é moleza, embora o WordPress lhe ajude muito nesta tarefa.

Site WordPress é fácil de usar

site wordpress sendo construido por uma mão
Com o WordPress você pode construir sites profissionais sem saber nada de programação!

Isso não quer dizer que qualquer pessoa sem experiência irá fazer um site maravilhoso, mas você não precisará conhecer nenhuma linguagem de programação e nem escrever códigos. Você irá utilizar uma interface amigável, parecida com a maioria das ferramentas online. Basicamente você irá apenas clicar em menus, arrastar gadgets e preencher caixas de texto.

Mas é claro que saber HTML, CSS e outros conhecimentos de computação e internet lhe possibilitam ir além do básico, podendo personalizar ainda mais seu site.

Num site WordPress você trabalha com temas (modelos) prontos onde você apenas insere as informações básicas e a ferramenta formata e insere sua publicação automaticamente. Existem tantos recursos que ficaria inviável abordar aqui, mas resumindo: se você não tem conhecimentos técnicos, WordPress é sua melhor opção.

Um site WordPress pode ser bonito e cheio de funções

 

Facilidade não significa que um site WordPress não seja poderoso. Você pode instalar inúmeros plugins que trazem funcionalidade extras ao seu site. São milhares de opções que integram redes sociais, criam galerias de imagens, players de vídeos, formulários, relatórios etc. Como o WordPress é um software livre, seu código é aberto para que qualquer pessoa crie aplicativos complementares, que trazem novas funções.

Como existem milhares de temas prontos, você consegue mudar completamente a cara do seu site sem nenhuma dificuldade, escolhendo aquela que mais adequada ao seus objetivos.

 

WordPress é gratuito? O que é WordPress.com?

wordpress
Com um site WordPress você pode desenvolver seu negócio gastando pouco.

Existe uma confusão muito comum quando falamos sobre o WordPress. Esse Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS) é uma ferramenta livre que você pode instalar em qualquer computador. Quando vamos criar um site é necessário hospedarmos ele em computadores servidores, ou seja, computadores que ficarão 24 horas ligados permitindo que qualquer pessoa do mundo acesse seu site através de um domínio (por exemplo www.solucoescobra.com.br).

Isso quer dizer que o WordPress é gratuito, mas você precisa pagar um servidor para hospedá-lo.

Quando contratamos um servidor podemos hospedar/instalar o WordPress e usá-lo como quisermos. Existem inúmeras empresas na internet com valores e recursos diferentes. O serviço WordPress.com facilita isso, dando a você, no momento de seu cadastro, um serviço gratuito de hospedagem com o WordPress já instalado. Sempre, é claro, com opções pagas para serviços adicionais.

Por isso muitas vezes você pode ver um site WordPress mas com muitos recursos. Talvez você nem note que foi feito com WordPress, mas se você utilizar o serviço gratuito, certamente isso será visível. Isso acontece porque o objetivo é que você se torne um usuário premium, pagando um valor mensal.


Quais são as limitações ao usar um site WordPress gratuito?

1) Restrição: esses serviços vão restringir o uso de aplicativos/plugins que ofereçam vulnerabilidade ao sistema ou que utilizem muito processamento. Ou seja, você estará limitado a poucas ferramentas que um site wordpress pode lhe oferecer, ao mesmo tempo que o serviço lhe oferecerá opções extras a um  certo custo.

2) Propaganda: além disso, geralmente são incluídas propagandas em seu blogue. Claro que isso prejudica a aparência de seu site, além de poder tirar o foco do usuário.

3) Domínio: esse serviços vão incluir um .wordpress.com ao final da URL do seu domínio, nosso site, por exemplo, seria www.solucoescobra.wordpress.com. Mas você também pode optar por pagar algo em torno de R$ 40,00 anuais ao próprio serviço para retirar essa terminação wordpress.com.


Escolha de acordo com seus objetivos

Por isso é importante, falarmos sobre objetivos. Se você deseja tratar seu site como um investimento, uma marca, uma empresa, certamente você precisará de um servidor contratado ou empresa que cuide disso. Um servidor pode custar R$ 10,00 mensais não tendo um limite de preço. Geralmente as pessoas iniciam por uma hospedagem compartilhada. Essas hospedagens também possuem algumas restrições técnicas (algumas funções mais complexas do WordPress são restringidas). Os recursos também são limitados pois são compartilhados com vários sites presentes no mesmo servidor. Recursos (processador, memória ram, disco rígido) são o que garantem uma boa velocidade ao seu site, e quanto mais ferramentas e acessos seu site possuir, mais recurso ele consome.

O passo além seria uma hospedagem dedicada (física ou virtual) onde você tem controle total do servidor e garantia de recursos fixos. Porém, além de ter um custo maior, exige mais conhecimento técnico.

Mas se você quer fazer um site para aprender, por curiosidade ou hobby sem gastar dinheiro, faça seu site com WordPress.com.

Tem um projeto para seu site que inclui ampliar, aumentar público, usar ferramentas diversas? Contrate um servidor (custo mensal) e compre um domínio (custo anual). Se você realmente quer economizar, vá nas opções mais baratas, mas você perceberá logo que a diferença de valor não é a toa. Especialmente quando você precisa de suporte.


Quer ter um site WordPress sem perder tempo?

Para quem quer pular o caminho das pedras, a Soluções Cobra oferece uma solução com valor acessível  para você ter seu site WordPress sem dor de cabeça. Nossa proposta inclui:

  • hospedagem,
  • instalação WordPress,
  • personalização do site e
  • configuração de plugins extras.
logomarca da soluções cobra
Nossa empresa faz o seu site sem você fazer esforço e ainda divulga ele nas redes sociais!

Quer saber mais sobre site WordPress?

Se você quer saber como instalar o WordPress em um servidor, consulte o manual oficial nesta página.

Para entender melhor a diferença entre hospedagem compartilhada e dedicada, você pode consultar esse artigo de Wilker Costa.

Boas leituras e bom trabalho!

Gostou? Compartilhe

1 thought on “O que é um site WordPress? É um site grátis?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *