Sernesto-kramer-edicoes-cobraão Paulo é realmente uma loucura. Avenida Paulista, domingo à tarde, milhares de pessoas indo para lá e para cá nas calçadas, com bicicletas e patins nas ciclovias, em direção aos shoppings, restaurantes e eventos culturais. É tanta gente, impossível deduzir o destino olhando no rosto. São Paulo é uma cidade de fluxos, de massa.

A arte e o artesanato também estão nas calçadas. E é lá, perto do número 1048, que encontramos Ernesto Kramer aos sábados e domingos. Indo à Sampa lançar meu livro infantil, o Morto Vivo, visitar Ernesto era uma obrigação de nossa amizade, uma oportunidade de comprar boa literatura e presentes e ainda realizar parcerias.

Conhecer outros escritores é muito interessante tanto para quem escreve quanto para quem curte a leitura. E Ernersto Kramer é um prato cheio. Setenta e dois anos de experiências e cerca de 20 livros publicados. E Ernesto é um tipo de escritor independente que REALMENTE faz seus livros. Escreve, diagrama, imprime, costura o miolo, faz a capa e encaderna. Um escritor que põe a mão na massa mesmo!

PrintLeaks: a produção kramerniana

Sendo seu próprio editor, Kramer criou a PrintLeaks para editar suas obras e de outros autores também. A PrintLeaks faz edição e microtiragens para escritores independentes com ótimos preços (inclusive fez meu segundo livro, Tempestade Me Lembra Você).

A literatura de Ernesto é libertária. Fala sobre política, ecologia, filosofia, direitos autorais etc. A questão do direito autoral é, inclusive, uma questão latente de suas produções. São todas livres de restrições para reprodução total ou parcial, com fins lucrativos ou não, bastando apenas citar o autor. Em breve farei algumas resenhas dos exemplares que comprei nessa visita.

3 exemplares do livro do ernesto kramer produzidos artesanalmente
Aproveitei e comprei 3 livros do Ernesto! Em breve, resenhas…

Agora Ernesto está preparando seu novo livro sobre transgênicos, agrotóxicos e outros temas relacionados à nossa saúde e que são muito pouco discutidos em nossa sociedade. Ernesto precisa de tempo para terminar sua pesquisa e produzir. Para isso, conta com um projeto colaborativo (crowdfunding) e você pode participar através da plataforma Kickante bem aqui.

Ernesto também produz cadernos artesanais (ou notebooks analógicos, como ele os chama) nos mais diversos formatos. São feitos com papel reciclado e lindas capas com papéis especiais em várias cores. Tudo feito com qualidade, miolo fortemente costurado e capa presa com folha de guarda. São ótimos presentes, delicados e úteis. Comprei 3 para presentear e um deles já tem dona (aposto que você também quer um).

Bem, este artigo foi só para dar um gostinho, é preciso muito mais para falar sobre Ernesto e sua obra. Comprove você mesmo, passe pela Paulista e vá trocar uma ideia com ele e fazer suas compras.

Mais informações

Para encontrar Ernesto pessoalmente sua banca fica na Avenida Paulista próxima ao número 1048.

Essa é sua página do Facebook: PrintLeaks

Email para contato: publicarlit@hotmail.com

Bom passeio e boas leituras!

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *